Epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro 🧠, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos e se expressa por crises epilépticas repetidas.

🧠 O termo epilepsia assusta muitos pais e familiares. Muitas vezes soa como uma sentença, como algo de muito ruim na vida da criança. No entanto, devido ao processo de maturação cerebral, as epilepsias (crises convulsivas) são mais comuns na infância do que muitos imaginam!

4 coisas que vão fazer diferença na vida de quem tem epilepsia:

1️⃣ O diagnóstico genético já é uma realidade. São mais de 1000 genes relacionados à epilepsia, que podem auxiliar na escolha do tratamento.

2️⃣ Existem centenas de combinações de tratamentos possíveis. Medicações, dieta, estimulador do nervo vago e até cirurgias.

3️⃣ Crianças com epilepsia tem muito potencial de atingir um desenvolvimento pleno e viver uma vida normal.

4️⃣ Nem toda crise é como na TV: ao invés de “se debater”, existem tipos de crise nas quais o paciente continua lúcido e consegue até falar!

Epilepsia é a 4ª doença neurológica mais comum no mundo, perdendo apenas para enxaqueca, AVC e Alzheimer! Precisamos de mais aceitação, informação, respeito e inclusão.