Desinteresse, quietude, estresse excessivo…
A depressão infantil é como a depressão em adultos, mas como a criança muitas vezes não tem um repertório de comunicação e de compreensão dos sentimentos, se torna ainda mais difícil se expressar com clareza.
🧐 A apresentação dos sintomas depende da personalidade, idade e maturidade da criança e o diagnóstico pode ser confundido com outros transtornos, como o TDAH, por exemplo.
Os sintomas mais comuns são irritabilidade, desinteresse, incapacidade de sentir prazer em brincadeiras, dificuldade de concentração, falta ou excesso de apetite, diminuição ou aumento de sono, culpa exagerada e melancolia (ou humor deprimido).
➡️ De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, pelo menos duas crianças entre 5 e 11 anos em cada 1 milhão morrerão por suicídio. Essa também é uma das principais causas de óbito entre jovens de 15 a 24 anos de idade, segundo a Associação Americana de Pediatria.
⚠️ Não há culpados no desenvolvimento de transtornos como a depressão. É comum os pais se sentirem culpados ao receber esse diagnóstico, mas é importante entender que não há culpa. O importante é que a criança receba acompanhamento qualificado o quanto antes e que os pais também recebam o apoio e acolhimento necessário.
Por isso, reforçamos: não é vergonha procurar ajuda!
#educaçãopositiva #educaçãoinfantil #saúdementalinfantil #saúde