Embora as vezes seja difícil para que os pais acreditem, brincar (sim, simplesmente brincar) é uma atividade muito complexa que libera hormônios no cérebro da criança.
Em todo momento que seu filho estiver brincando , ocorre uma festa química e são liberadas substâncias capazes de aliviar a tensão e dar sensação de bem estar. Estas substâncias são neurotransmissores que são os responsáveis pela sensação de bem estar.
Com isso, a criança tem as sensações tanto de alívio quanto felicidade e além disso, a criatividade se mantém sempre em atividade.
⠀
? Enquanto a criança está brincando, seu cérebro desenvolve jeitos de resolver conflitos e também desenvolve os mecanismos necessários para o processo de socialização. Normalmente, basta que duas crianças se olhem e sorriam uma para a outra para que comecem a brincar, sem ter tido necessariamente algum contato anterior.
A brincadeira, sem dúvida, estimula a criatividade das crianças. Isso ocorre porque, com essa atividade, elas estão recriando e organizando o que aprenderam.
Além disso, também as ensina a criar normas e respeitá-las. Principalmente quando se trata de brincadeiras em grupo.
⠀
⛸ Dessa forma, através da brincadeira a criança tem ganhos físicos, emocionais, sociais e intelectuais. E é por esse motivo, que o processo lúdico pode ser utilizado durante uma terapia e até mesmo no processo de aprendizagem.